Página do Romeu - FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS- MAG SHOPPING
FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS- MAG SHOPPING
Por Romeu


CINEMA


Na segunda semana deste mês de junho, tivemos a satisfação de acompanhar o "Festival Varilux de Cinema Francês" no Mag Shopping. Foram filmes espetaculares que me fizeram lembrar do tempo em que desfrutávamos do privilégio de poder acompanhar as grandes realizações da cinematografia mundial, como a Nouvelle Vague francesa, com filmes extraordinários, da mesma forma que tínhamos a filmatografia italiana com os grandes realizadores Frederico Fellini, De Sicca, Visconti e tantos outros, que nos brindavam com obras de valor inestimável.
É bom lembrar que, nesse tempo também, tínhamos o nosso Cinema Novo, com o Glauber, numa fase enriquecedora da nossa cultura, mas que foi objet ivamente anulada durante a repressão cultural dos anos sessenta.
O mais importante que destaco, é que não foi somente  o belo movimento do Cinema Novo que desapareceu, mas todo o processo criativo do cinema internacional. O cinema italiano, simplesmente não vimos mais em nossas telas. É como se todo aquele processo que envolveu Mastroiani, Cardinale e tantos outros tivesse encerrado naquele tempo e nada mais fosse produzido.
O cinema mexicano, latino-americano, o cinema da União Soviética, tudo isso foi cancelado da nossa programação, onde predominam, com claros sinais de absolutismo, o cinema norte-americano.
Por isso mesmo, fui assistir a quase todos os filmes do festival de cinema francês, e ainda pude rever o belo trabalho de Girardot, Depardieu e Caherine Deneuve, tendo, inclusive, um filme denominado "Copacabana" de Marc Fitoussi, um diretor novo que ainda nem conhecia, porém, escolheu a atriz perfeita, Lolita Chammah, para um papel que mu ito me impressionou pela forma concreta de encarar a sétima arte. Parabens ao Mag Shopping. Sugiro agora um festival de cinema italiano e, assim, poderíamos respirar um pouco mais aliviados, quem sabe...

 

Mais do Romeu
Orvalho
Veja mais...
PORTAL 100 FRONTEIRAS
Copyright 2011/2015.
Todos os direitos reservados
João Pessoa-PB
Ideias Multimidia