Página do Romeu - A Nova Paraiba
A Nova Paraiba
Por Romeu


A minha querida João Pessôa está tomando um impulso arquitetõnico como , em toda minha vida, eu não tinha imaginado que assim pudesse acontecer.
Durante muitos e muitos anos, com o mesmo processo de crescimento populaconal, tínhamos como referência, o edificio mais alto, aquele prédio vizinho ao Ponto de Cem Réis e que todos conheciam e o denominavam mesmo de "Dezoito Andares".
Como então podemos comnpreender, nesses últimos anos o andamento de tantas construções volumosas de trinta, quarenta, cinquenta andares. Porque não houve nada disso quando, por tantos anos, liderou em altura apenas aquele único; o Dezoito andares.
O bairrodo Bessa, onde moro há bastante tem po, era algo fora da cidade, com poucas casas, a maioria desocupadas, servindo apenas para o periodo de veraneio. Hoje quando nos deslocamos por suas avenidas, revestidas de asfalto, nos deparamos com paredões de edifícios, que parecem emoldurar o contexto de grande metrópole. Outro dia estive casualmente numa das ruas desses paredões e fiquei meio desnorteado, sem saber o rumo que deveria tomar para atingir o acesso a um endereço que me fora dado.
De toda essa explosão estrutural que passamos,o que mais me admira é com relação a decisão tomada nas administrações anteriores, em definir a altura que essas novas construções deveriam ter, em se tratando de sua localização. Em frente ao mar poderia ter prédios com altura máxima de três andares. Imagine se essa decisão não tivesse sido tomada e todos esse espigões tivessem tido o privilégio de serem construidos a beira-mar. Teríamos uma nova Copacabana, entretanto todo o processo de circulação dos v entos estaria totalmente comprometido, o que seria uma coisa muito desagradável.
O altiplano parece ser a base de uma pirâmide, onde uma estrutura de ciemento armado decidiu ter uma altura duplicada com o sentido de ampliar a visão litorânea de nossas praias.
Todo esse processo tmabém acredito ter sido consequência das ações administrativas mais recentes, que souberam interferir no andamento de nossa urbanidade, com uma visão mais concreta e pertinaz, fazendo com que as mentalidades, mesmo de outras áreas, outros estados, conferissem que o melhor está aqui e quanto mais cedo abraça-lo, mais e mais valor terá sido vivenciado.
No  entanto gostaria de ter o prazer de apreciar um estudo que melhor dcetalhasse tudo que está por trás do que, hoje em dia, observamos.

Mais do Romeu
Orvalho
Veja mais...
PORTAL 100 FRONTEIRAS
Copyright 2011/2015.
Todos os direitos reservados
João Pessoa-PB
Ideias Multimidia