ACORDA BRASIL!

Por Rui Galdino Filho
Advogado, desportista e comentarista

 

Por Rui Galdino Filho ( advogado, desportista e comentarista )

João Pessoa – PB, Domingo, 25 de outubro de 2015.

 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A situação político-moral em nosso Brasil está realmente muito séria. É safadeza e corrupção por todos os lados e o pior, é que todo dia aparece mais novidades. O que fazer ? Além disso, como se não bastasse, a maioria dos políticos, que se intitulam como nossos representantes, aparecem dando entrevistas e mais entrevistas nos rádios, jornais, portais e televisões, com as caras mais lisas do mundo, caras de pau, verdadeiros sem vergonhas, se apresentando como paladinos da moralidade.  

Na verdade, os sujos falando dos mal lavados, e a safadeza e a corrupção não pára e parece não ter fim. Então, o que fazer ? Agora, comenta-se nos bastidores, que estão todos os envolvidos e outros que poderão também ser envolvidos, querendo um “ACORDÃO”, ou seja, uns vão tentar salvar os outros e vice-versa e todos vão tentar escapar. Será que vai ser isso mesmo ? E o povo ? Bom, para os CORRUPTOS o povo que se lixe ! Pois, o importante são ELES se salvarem e o povo vai continuar sendo apenas um detalhe. Essa, é a nova estratégia dos corruptos e corruptores, que já está sendo colocado em prática. Será que vai funcionar mesmo? 

A situação no Brasil, está de vaca desconhecer bezerro. O juiz federal Sérgio Moro, da Justiça do Paraná, sem dúvida, pelo que já fez, é o grande HERÓI NACIONAL. Seria bom, que outros juízes pelo Brasil a fora, seguissem o exemplo, a coragem e a determinação do juiz Sérgio Moro. Eu sei que tem muitos juízes sérios e corretos em nosso país, porém, precisamos de muitos SÉRGIOS MOROS, para que o Brasil seja realmente e verdadeiramente passado a limpo. Além disso, temos também que reconhecer e aplaudir o excelente trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público, que agora estão com mais autonomia e independência para trabalharem. 

Porém, povo brasileiro, não basta apenas isso ! Não basta apenas ir também para as ruas protestar contra a corrupção ! Não basta também apenas reivindicar direitos ! Não basta também apenas fazer panelaços e buzinaços ! Não basta também apenas reivindicar melhores salários e condições de trabalho ! Não basta também apenas pedir melhores gestões do poder público, etc ... ! Não basta também apenas pedir por mais saúde, mais educação, mais segurança, mais isso ou mais aquilo ! Tudo isso é realmente muito importante, porém, tudo isso e muito mais, protestar e pedir apenas não basta ... !!!! 

Mais importante do que tudo isso, é saber VOTAR. E saber votar, não significa apenas se dirigir a uma urna eletrônica e digitar os números dos candidatos, pois, isso é apenas um ritual. Saber votar, é votar com independência, sem vinculações com nada ! Enquanto nós votarmos por causa de um emprego, de um favor, de um saco de cimento, de uma dentadura, de um bilhete de passagem, de uma consulta e cirurgia médica, de um amigo que pediu para votar em alguém, ou de qualquer um outro tipo de benefícios e favores, NADA IRÁ MUDAR ! EU DISSE, NADA! 

Temos que prestar muita atenção nos candidatos e escolher alguém que realmente nos demonstre seriedade e compromisso com o nosso futuro. Eu sei que não é tarefa fácil escolher alguém que preste, no entanto, acredito que ainda tenha algum trigo no meio do joio, pois, não é possível que todos os candidatos sejam safados, enrrolões e corruptos ! Uma técnica boa de exclusão, seria votar em alguém diferente, novo, ou seja, alguém que ainda não foi eleito, alguém diferente dos que aí estão ... Seria uma maneira segura de acabar com a reeleição pelo voto, já que os políticos tradicionais e profissionais não querem acabar com a reeleição pela Lei. 

Aliás, deveríamos ir para as ruas, defender o FIM DA REELEIÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS DE MANDATOS ELETIVOS (vereadores, deputados e senadores e não apenas para prefeitos, governadores e presidente da república ). Deveríamos ir para as ruas, defender o fim dos suplentes de senador e o fim do financiamento privado das campanhas ( origem e alimento de toda corrupção brasileira ). Deveríamos ir para as ruas, pedir a unificação geral das eleições e um mandato de 05 anos para todos os eleitos. Só isso, já seria um grande avanço para a moralidade, modernidade e possibilidade de um futuro melhor para todo o povo brasileiro. 

Tem mais, deveríamos também ir para as ruas, pedir pelo fim da vergonhosa nomeação política dos Conselheiros e Ministros dos Tribunais de Contas, dos Desembargadores, Juízes e Ministros dos Órgãos Superiores do Poder Judiciário. Tudo isso, deveria ser através de Concurso Público de provas e títulos, com igualdade de oportunidade para todos, e não apenas, para alguns próximos do poder, como acontece atualmente. Isso também seria outro grande e importante avanço para o nosso país. Afinal, a quem pertence o Brasil ? 

Gente, o SISTEMA atual do Brasil tem que ser quebrado, pois, está tudo errado ! E não adianta mais esperar. Esperar o quê ? Chega de tanta demora, burocracia, injustiças e corrupção ! Temos que voltar às ruas e de maneira ordeira e pacífica protestar mais uma vez e pedir tudo isso. Depois, temos que saber VOTAR, pois, isso também é fundamental. Temos que preservar a nossa jovem democracia e fortalecê-la cada vez mais, pois, a nossa democracia e liberdade foram conseguidas com muito suor, lágrimas e sangue. Também, não devemos confundir liberdade com libertinagem e baderna. Temos que fazer valer a ORDEM e o PROGRESSO da nossa bandeira nacional. 

Atualmente, infelizmente, todos os poderes da nossa nação estão desacreditados. Uns mais outros menos, porém, todos estão infectados. Algumas instituições ainda escapam e estão funcionando bem, por isso, o Brasil não está parado. Os poderes Executivo ( com exceção do Ministério Público ) e Legislativo, estão um caos e sem a menor credibilidade. O Poder Judiciário, ainda demonstra um certo respeito e credibilidade. As nossas polícias estão fragilizadas e mal pagas. As nossas Forças Armadas, estão silentes, desaparelhadas, também mal pagas, porém, ainda são respeitadas e merecem o devido respeito e atenção. As igrejas, apesar de algumas distorções, ainda fazem alguma coisa de bom e de positivo para o povo. A Imprensa, apesar de seus interesses privados, tem ajudado muito o nosso país, divulgando quase tudo que está acontecendo. E a bandidagem ? Essa, infelizmente, é quem está mandando, usando e abusando em nosso Brasil. Isso não pode mais continuar desse jeito! 

A grande maioria das  nossas autoridades, perderam o respeito do povo e também autoridade. Parece brincadeira, mas, até o nosso futebol, paixão nacional, que já foi o melhor do mundo e que tem o rei Pelé, está corroído e fraco. A maioria esmagadora do povo brasileiro não merece isso, pois, o povo brasileiro, é um povo trabalhador, alegre, receptivo e forte. Nós somos também, MUITO PACIENTES! Porém, tudo tem limites. Chega de tanta safadeza e corrupção ! É hora de passar o Brasil a limpo, é hora de mudar várias leis e procedimentos e fazer valer realmente as nossas leis, pois, ninguém está acima da LEI, nem o Estado. Respeito às opiniões em contrário, no entanto, termino este artigo dizendo que como brasileiro, decepcionado e indignado com tudo isso que aí está,  não acredito mais nos políticos que aí estão, por isso, infelizmente, temos que quebrar a regra do jogo no próprio jogo, pois, com este jogo que aí está, é impossível continuar assistindo calado e inerte, e como exceção à regra, DEFENDO eleições gerais para todos os níveis em 2016 e um mandato de 05 anos para todos os eleitos. Que DEUS continue abençoando o nosso país e o nosso povo, AMÉM !

 VIVA O BRASIL !!!

 

PORTAL 100 FRONTEIRAS
Copyright 2011/2015.
Todos os direitos reservados
João Pessoa-PB
Ideias Multimidia