A maior vaia do mundo!

Por Rui Galdino Filho
Advogado, desportista e comentarista

Por Rui Galdino Filho ( advogado, radialista e comentarista )

 

João Pessoa-PB, 05/06/2016.

 

 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Na última sexta-feira, 03 de junho, aconteceu a abertura do MAIOR São João do mundo, na cidade de Campina Grande-PB. Além do movimento natural e dos turistas que por lá estão, o dia na Rainha da Borborema, foi muito movimentado do ponto de vista político, pois, a cidade recebeu entre ilustres convidados, dois Ministros do governo interino de Michel Temer. Foram eles: Gilberto Kassab e Fulano de Tal, que agora não me lembro o nome, mas, é aquele deputado federal de Pernambuco, que durante a votação da admissibilidade do impeachment na Câmara, deu o voto que decidiu a tal admissibilidade e que quase estourou as veias do seu pescoço durante o seu voto. A emoção do dito cujo, durante o seu voto foi tão grande e efusiva, que eu só vim entender, depois que ele foi nomeado Ministro do governo Temer. Então, tá explicado o seu voto e a sua emoção!

Esse ano, eu não fui a Campina por ocasião da abertura do São João, porém, me contaram que durante todo o dia, a política e a politicagem foi grande. Inclusive, me contaram detalhes de conversas, promessas e arrumações do ponto de vista político, que eu não quis nem acreditar! Me disseram que a movimentação realmente foi intensa, com programas radiofônicos acompanhando tudo em tempo real, almoços, chás da tarde, visitas, homenagens, jantares, reuniões disso e daquilo e muitos comes e bebes. Como diz, o ínclito Tião Lucena, foi tudo “muito ótimo demais”! E o povo? Aonde estava o povo durante todo o dia? Eis a questão!

Me contaram, que o povo campinense estavam vendo tudo de longe, ouvindo entrevistas, comentários, o cantarolar de alguns artistas, acompanhando as notícias pela internet, a programação pelas TV´s, e se preparando para ir à noite para o lugar do povo: O PARQUE DO POVO, centro principal do Maior São João do Mundo. E quando anoiteceu, o Parque do Povo começou a lotar e me disseram que realmente tinha muita gente. PORÉM, este ano, o povo não foi apenas curtir a abertura do Maior São João do Mundo. NÃO! O povo foi também com outra intenção. E sabe qual? Advinhem! Quando me contaram, não acreditei. O povo além de ir curtir a festa, assistir a queima de fogos, ouvir as belas músicas de Flávio José e outros, etc, o povo foi também VAIAR alguns políticos.

Já pensou! Nunca imaginei que numa ocasião como aquela, nunca visto antes em toda a história do Maior São João do Mundo, em plena abertura da festa, na presença de convidados ilustres, políticos locais e importantes, fossem VAIADOS. Sinais dos tempos! Não sei se é verdade, mas me disseram, que até o senador Cássio Cunha Lima, maior liderança de Campina Grande até então, durante o seu discurso, sofreu uma vaia, que foi considerada a MAIOR VAIA DO MUNDO! Me disseram que a vaia foi tão grande e constrangedora, que teve gente que ainda não acertou o caminho de casa e outros entraram na casa de vizinhos pensando que eram as suas casas. Meu Deus, será que Cássio, merecia essa vaia mesmo? Será que Cássio, merecia passar por este vexame perante seus amigos, correligionários, assessores e convidados ilustres?

Me disseram, que outras pessoas também foram vaiadas e constrangidas durante todo o dia, inclusive, os Ministros visitantes, que foram constrangidos várias vezes pelo povo, que os chamavam de GOLPISTAS! Porém, com relação as VAIAS ao senador Cássio, o fato teve um destaque especial e uma repercussão maior, pelo fato dele ser a maior liderança política de Campina Grande. Ou não é mais?

Bom! Eu sei que a situação política em nosso país está realmente de vaca desconhecer bezerro. A corrupção e a safadeza está tão grande, que o povo não confia e nem acredita mais nos políticos. Aliás, o povo brasileiro está com ojeriza, com nojo e indignados com a grande maioria de seus representantes. O povo não suporta mais ver e ouvir discursos, retóricas, blá-blá-blás e conversa fiada de políticos sem vergonha e profissionais da atividade política. CHEGA! É por isso, que está havendo tanta reação, protestos, vaias e até violência contra políticos por todo o Brasil. É triste e lamentável o que vem acontecendo com o nosso país. Com relação ao senador Cássio, quero dizer que votei nele em 2010 para o Senado, porém, não votei para o governo do estado em 2014. Acho, que entre seus defeitos e virtudes, Cássio, tem mais virtudes e sem dúvida, ainda é uma forte liderança política em nosso estado. Quem quiser que se engane!

No entanto, se Cássio, foi realmente vaiado e chamado de golpista pelo seu próprio povo, eu não sei. Se na abertura do Maior São João do Mundo, aconteceu também, a MAIOR VAIA DO MUNDO, eu também não sei. O que sei, é que o Brasil está mudando e que o povo não suporta mais ser enganado pelos políticos. É chegada a hora de uma grande reflexão por parte dos nossos representantes. Que os nossos políticos OUÇAM as vaias do povo e ESCUTEM menos os seus assessores e bajuladores de plantão. Se a voz do povo é a voz de Deus, então, as vozes das vaias seriam a voz de quem? Cuidado! Caro Senador Cássio, é preciso que V. Exa., entenda, que o povo não quer mais Dilma, mas, também não quer Temer. Tenha a coragem de dizer ao seu amigo Aécio, que ele bateu na trave em 2014, porém, o povo também não o quer mais!

Senador Cássio, contra fatos não tem argumentos. Fui seu eleitor em 2010, sei do seu carisma e da sua inteligência. Também sei da sua capacidade e da sua liderança. No entanto, caro Senador Cássio, se é verdade mesmo que o senhor sofreu a MAIOR VAIA DO MUNDO dentro da sua própria casa, espero que essa vaia tenha sido pedagógica e que o senhor pare um pouco e faça uma profunda reflexão, acabe com esta história besta de dizer que foram “ inocentes úteis” e mude o seu “modos operandi” de se fazer política. Ou o senhor muda ou o povo vai ...! Bom, o tempo vai dizer. Com todo respeito e humildade, aceite a minha sugestão: Veja bem, ao retornar para Brasília esta semana, vá até à sagrada tribuna do Senado, faça um belo discurso e diga para todo o país: “ Chego da Paraíba, trazendo a mensagem e a vontade do meu povo. Realmente percebi que a terra do saudoso poeta Ronaldo e o Brasil, não querem mais Dilma, nem Temer, nem meu amigo Aécio, nem Lula e nem muitos outros que aí estão. Infelizmente, o povo está no limite de sua paciência e espera mudanças profundas em nosso país. Que os meus amigos desta CASA me perdoem, mas, a partir de agora, vou ouvir a voz das ruas e de meu povo: Chega! ELEIÇÕES GERAIS JÁ”!

Então, senador Cássio, assim sendo, esse seria um bom recomeço e a partir daí, trabalhe com unhas e dentes para lutar em defesa de um novo Brasil. Se for preciso, der o seu suor e sangue em favor da vontade do povo. Esqueça a vontade dos partidos políticos, que na verdade, é a vontade pessoal de seus membros. Lute em defesa da vontade do povo. Use o seu prestígio de Senador da República, a sua capacidade, a sua inteligência, o seu carisma e a sua ainda jovialidade, em favor do povo brasileiro. Seja um político diferente! Então, o senhor jamais correrá o risco de ser vaiado ou hostilizado em lugar algum. Faça a vontade do povo, que também é a de Deus. Afinal, o senhor acredita em Deus? Pois bem, quem sabe, o senhor poderá até ser Presidente do Senado em breve, ser reeleito Senador pela Paraíba em 2018, ou até ser eleito governador mais uma vez? Tudo vai depender do senhor, caro Senador Cássio. Em 2014, pedi tanto para o senhor não romper com o governador Ricardo, lembra? Desculpe a imodéstia, mas, será que o senhor vai me ouvir agora? O senhor pode até não acreditar, mas, pelo princípio da minha coerência, eu torço pelo Senador que votei e ajudei a eleger de livre e espontânea vontade em 2010. Não vou lhe vaiar, vou humildemente lhe pedir para que o senhor escute a voz das ruas e em especial, a voz de seus eleitores, afinal, escute a VOZ DE DEUS, homi!!!!!!.

 

Viva a Paraíba ! Viva um novo Brasil!       

PORTAL 100 FRONTEIRAS
Copyright 2011/2015.
Todos os direitos reservados
João Pessoa-PB
Ideias Multimidia