A Paraíba, o 3º cordão ou o arco-íris rumo a 2018!

Por Rui Galdino Filho
Advogado, desportista e comentarista


Por Rui Galdino Filho

João Pessoa-PB, 11/06/2016

 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A pedido de vários leitores e de alguns amigos, vamos analisar e comentar neste artigo, a respeito do quadro político-partidário atual de nosso estado, alguns fatos paralelos que também influenciam este quadro, a eleição municipal de João Pessoa e Campina Grande e as possíveis consequências que desaguarão na eleição estadual de 2018. Antes de mais nada, quero dizer que não sou o dono da verdade, nem sou adivinhão e que respeito profundamente as opiniões em contrário.

 

Sim, quando falo em 2018, tem alguns “malaquias” que dizem: “ AINDA ESTÁ MUITO LONGE...”! Acontece, que estes mesmos “malaquias” que dizem isso apenas da boca para fora, amanhecem e anoitecem, fazendo planos, articulações e ações nos bastidores, visando 2016 e se projetando para 2018. Essa história de dizer que 2018 ainda está longe e que 2018, só será discutido em 2018, é conversa prá boi dormir! Mas, tudo bem! O problema que acontece e que geralmente dá errado, nas mentiras e nos planos dos “malaquias”, é que eles se esquecem que o POVO existe e que está ficando atento a tudo.

 

O Brasil está mudando, e quem não mudar o “modos operandi” de se fazer política, vai se dar muito mal a partir de então. O povo não aguenta mais discursos de retórica, tapinhas nas costas, promessas infundadas, sorrisos fáceis e de colgate e apertos de mãos falsos. O povo está ficando pragmático e querendo resultados rápidos e eficientes. Acredito que a partir das eleições municipais de 2016, o eleitor, vai querer olhar “dentro do olho” dos candidatos, cara a cara e depois decidir em quem votar.

CHEGA! O povo não aguenta mais ser enganado, ludibriado, explorado e roubado pela grande maioria de seus representantes. O sofrimento, as decepções e a indignação, está ensinando o povo a agir de forma diferente.

 

Por isso, acredito e tenho a esperança, de que o povo brasileiro, e em especial, o povo paraibano, vai agir bem diferente a partir deste ano. É por isso, que eu não acredito que Lula, depois de tudo que está acontecendo nesse país, esteja liderando as pesquisas de opinião, rumo a 2018. Eu também não acredito que Dilma possa voltar. Com relação a Temer, vai depender das suas ações... No entanto, acho que a melhor solução para o nosso país no momento, seria ELEIÇÕES GERAIS JÁ!

 

Com relação à Paraíba, acontece o seguinte: lembram da velha estória das lutas entre os cordões azul e encarnado? Pois, bem! A história dos embates políticos no nosso estado sempre foi assim, ou seja, sempre polarizou entre 2 lados, o azul e o encarnado. Agora, acho que está surgindo um 3º cordão, que vou batizar de cordão amarelo. Cuidado para não confundirem cores partidárias com cores de cordões. É a mesma coisa de querer confundir Jesus com Genésio. Cuidado, pois, são coisas diferentes! E quem são esses cordões? Bom, o governador Ricardo Coutinho, que revolucionou a Paraíba na sua forma diferente de se fazer política e gestão republicana, diria que faz parte do cordão azul, com todos os seus aliados.

 

No cordão encarnado, ao contrário do que muitos pensam, não está o PT. Aliás, o PT não está mais em cordão algum e a tendência, é aderir a um cordão já existente. O cordão encarnado na Paraíba hoje, é o cordão do PMDB, que está se unindo com o PSDB e demais aliados, visando derrotar o cordão azul em 2016 e 2018. Porém, nesse meio, eis que surge o cordão amarelo, comandado pelo prefeito Luciano Cartaxo, cuja cor amarelada só será mantida, se Cartaxo, for reeleito prefeito da capital, e a tendência é essa!

 

E assim sendo, em 2018, teremos três forças políticas se enfrentando pelo governo do Estado. O cordão encarnado do PMDB, PSDB e aliados e daí sairá um forte candidato X o cordão azul de Ricardo Coutinho, que poderá surpreender, apresentando um candidato viável e que possa dar continuidade ao seu trabalho X o cordão amarelo de Luciano Cartaxo, que vem também com muita força. Quem não estiver enquadrado em nenhum destes três cordões, vai ficar gravitando pela periferia das cores, na esperança de um dia poder ter um cordão de cor própria.

 

Deixando de lado as cores cordanianas e fazendo um exercício de futurologia, acho muito difícil aparecer um 4º cordão competitivo para 2018. E para deixar muita gente de “orelha em pé”, digo o seguinte: 1º) Uma vez reeleito, o prefeito Cartaxo, é um potencial candidato a governador em 2018, porém, tudo vai depender dele e da sua habilidade política. 2º) Independente dos resultados das eleições de Campina e João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho, terá o seu próprio candidato a governador. A princípio, Lígia Feliciano, porém, poderá ser outro. E sendo outro, e Lígia no Governo, com direito à reeleição, poderemos ter muitas novidades! 3º) Por incrível que pareça, Zé Maranhão, ainda sonha em ser governador da Paraíba.

 

Bom, então, entre outros candidatáveis, ainda temos, Cássio e Lira. Dizem, que a chapa do cordão encarnado pra 2018, é a seguinte: Maranhão, para Governador, Cássio e Lira, para Senadores, e que seria uma chapão imbatível. Eu não acredito, pois, sinto que haverá um racha dentro desse grupo, afinal, nesse cordão, tem muita gente com fome de poder. Só que, dentro desse cordão, tem alguém que é diferente, e por ser diferente, poderá fazer a diferença, e assim sendo, será muito bom para a Paraíba.

 

E digo mais: Cássio, só será candidato a governador, se Ricardo, se afastar do governo. Caso contrário, não será, pois, a formiga sabe a roça que come! Eu acho que Ricardo, vai se afastar do governo; vão tentar jogar, Lígia e Damião, contra ele; Cássio, será candidatíssimo, e Ricardo, como sempre, vai surpreender novamente, apoiando e elegendo alguém diferente! Com relação a Cartaxo, ele poderá ser o 3º cordão competitivo rumo a 2018, porém, poderá também, recuar e apoiar alguém diferente, e assim sendo, as cores cordanianas poderão se misturarem e se transformarem num belo ARCO-ÍRIS para a Paraíba!

 

Que venha 2018! A Paraíba não pode retroceder!

 

PORTAL 100 FRONTEIRAS
Copyright 2011/2015.
Todos os direitos reservados
João Pessoa-PB
Ideias Multimidia