Mirtzi Lima Ribeiro
Mirtzi Lima Ribeiro
Mirtzi Lima Ribeiro

AS CURVAS DA VIDA


Por: | 08/02/2026

               

  A existência é esférica, é circular. Aprimorando o conceito para o modelo espacial, ela poderá ser comparada a uma estrutura helicoidal, semelhante àquela mola formada nas extremidades entre o caule e folhas do pé de maracujá, que vai subindo e se enramando por onde ela puder se fixar.

  A matemática dos tempos contemporâneos leciona que a reta é a fração de uma curva.

Circular também é a vida, em seus ciclos e fases, nos surpreendendo, ora para gerar profundas mudanças ora para desconstruir ideias preconcebidas. Situações chegam para equilibrar nosso status quo, portanto, é bom focar a atenção no que elas podem nos ensinar.

 Há elementos dissonantes que se imiscuem nos processos diários da vida, talvez para que as forças de equilíbrio ganhem novo impulso e venham combatê-los e suprimi-los com maior ênfase e firmeza.

  Se observarmos o contexto do mundo atual, em convulsão intensiva pró-retrocessos, veremos que em paralelo, mais gente vem despertando para o perigo desse movimento nefasto.

  Coletivamente, as curvas da vida seguem lentas e muitas vezes penosas, quando a ignorância e o fundamentalismo ideológico da manipulação vigoram e ganham a dimensão que não deveriam.

Enquanto indivíduo, é mais útil, sábio e adequado adotar curvas e círculos virtuosos. 

 

—— ????????????????——

Baseado em um texto de 2025

—— ????????????????——


Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário