Mirtzi Lima Ribeiro
Mirtzi Lima Ribeiro
Mirtzi Lima Ribeiro

Sensibilidade

Por: | 24/02/2024

 

Mirtzi Lima Ribeiro



O que seria o significado prático da sensibilidade? 


Ela é um feeling, uma condição ímpar de sentir situações, ter percepção aguçada e intuição afinada.


Seria, por exemplo, perceber o que está por trás das ocorrências, ler nas entrelinhas, ter e desenvolver a capacidade de enxergar as próprias sensações, necessidades, carências físicas ou emocionais, de se compadecer ou colaborar com as demandas das pessoas próximas, se mobilizar para endossar ações pungentes individuais e coletivas em apoio a causas humanitárias, e, aquelas relacionadas à fauna, flora e meio ambiente.


São inúmeras as maneiras de exercer a sensibilidade, especialmente, através da arte e da cultura.


Todos os que estão imersos na criatividade, na inventividade e em expressar esse universo para outras pessoas, possuem sensibilidade, sutileza e longo alcance para traduzir sensações, emoções, pensamentos e belezas imaginadas em vários campos e aspectos.


E é ilimitada a maneira de expor o resultado dessa sensibilidade, de trazê-la à superfície dos sentidos externos, como tato (tocar), olfato (sentir), audição (ouvir), visão (ver) e paladar (degustar).


Mais abrangente e refinada é a dimensão na qual estão os sentidos abstratos ou internos: que vão além dos dados sensoriais citados, sem correspondência aos conceitos usuais. Trata-se do plano imaterial e impalpável que resulta em objetos tangíveis que elevam do sentido humano ao Divino.


Os grandes nomes imortalizados nas mais variadas artes e culturas, são ícones do mundo da sensibilidade.


Mesmo sem essa conotação excelsa, que cada um de nós procure alcançá-la e trazê-la como tributo ao belo e ao bom, para extasiar outros corações.


Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário