Rocha 100
Rocha 100
Rocha 100

Uma senhora candidata

Por: | 22/06/2026

Uma senhora candidata

por Washington Rocha


A campanha presidencial está extremamente polarizada, polarização esta que será decidida no segundo turno. No momento, um nome fora dessa polarização me tem chamado a atenção: Samara Martins da Silva, candidata da Unidade Popular (UP), que se declara como "Partido radicalmente defensor do socialismo para lutar contra todas as formas de exploração e opressão que mazela a classe trabalhadora" (unidadepopular.org.br).

Pela sua história de vida e de lutas, a candidata a presidente da República da UP representa muito bem esse ideário exposto pelo seu partido.

Natural de Belo Horizonte, Samara Martins tem 38 anos e é formada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), trabalhando atualmente como dentista no SUS em Natal. 

Mulher e negra, a combativa jovem atua em várias frentes de luta. Começou no movimento estudantil, tendo sido diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE). Participa do movimento de mulheres Olga Benário, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e da Frente Negra Revolucionária.

Na sua pré-campanha, Samara tem percorrido o país divulgando um programa que tem começado a causar admiração e entusiasmo em uns, e horror e arrepios em outros.

Vejam alguns itens:

1) Aumentar em 100% do valor do salário mínimo; 2) Obrigar os políticos a usarem o Sistema Único de Saúde (SUS); 3) Confiscar os bens de todos os corruptos; 4) Criminalizar a misoginia; 5) Acabar com a escala 6x1. 

Existe já na Internet muita coisa sobre a candidatura, a vida e as lutas de Samara Martins; inclusive uma excelente entrevista feita pela página Mulheres em Pauta (mulheresempauta.com), em que destacamos a questão final, com resposta forte e comovente, e com a qual finalizamos essa abordagem sobre uma mulher que é, sem dúvida, uma senhora candidata a presidente da República:


10. Samara, independentemente do resultado das urnas em 2026, a sua pré-candidatura já é um fato histórico. Que mensagem você deixa hoje para a menina negra, moradora da Zona Oeste de Natal ou de qualquer periferia do Brasil, que vai olhar para a TV (ou para o celular) e ver alguém parecida com ela debatendo o futuro da nação?


Samara Martins da Silva: É um fato histórico, mas mais histórico será quando uma mulher negra estiver no cargo máximo de decisão desse país. A cara do Brasil é uma mulher negra! Quero dizer a todas as meninas e mulheres subestimadas por sua origem ou pela cor de sua pele: nós podemos! Nós vencemos os açoites dos senhores no passado e venceremos as humilhações dos patrões hoje. Não aceitaremos que nos diminuam. Nos rebaixaram tanto que acharam que não nos levantaríamos mais, mas estamos aqui e não recuaremos. Construiremos, por nossas próprias mãos, uma sociedade sem exploração. Lutaremos até que todos sejam economicamente e socialmente iguais!

 



Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário