Antonio Caldas
Antonio Caldas
Antonio Caldas

Ao jovem

Por: | 23/08/2024

 


Ó! Meu amigo, se quando jovem não foste capaz de aprender a lição ministrada pelos bons, não será difícil, na idade adulta, ser cooptado pela deferência dos maus. Lembras-te de que os bons atos funcionam como antídotos de prosperidades. Ao passo que, o apego às orientações do uso da maldade provoca distúrbios de ordem social, comportamental, espiritual, moral e ética, com a fixação de sequelas intermináveis. Bom seria pensar nisto.


Importa exemplificar que sempre é digno entender que a "aprendizagem lúdica é uma abordagem educacional que busca tornar o processo educativo mais prazeroso e eficaz". Decerto, essa aprendizagem tem origem na família, na comunidade e na escola dos bons costumes; processo contínuo. Do contrário, aliar-se à aprendizagem dos maus pode até aferir resultados imediatos, porém não é digno, tampouco durável. Em nome de Deus, clemente e misericordioso! Legitima-te como um instrumento social da fé e do bem.


Procure sempre dedicar um oxalá à dignidade e à espiritualidade dos exemplos dos bons. Pois, a escola que orienta desvio da dignidade dos indivíduos para prática da maldade, além de disseminar desagregação familiar e social, provoca indisciplinas que maculam o bem-estar e esgarçam os fios que tecem a engrenagem que regula o ordenamento do corpo social e democrático de uma nação.


Dizer, por fim, que para se fazer uma longa travessia e não se perder na volta, é digno ficarmos atentos às bifurcações dos caminhos. Oriento, também, que há diversos tipos de caminhos, porém, segui-los sem perder a essência é uma opção individual. Então, meu jovem, desperdiçar as boas oportunidades para seguir as orientações da escola dos maus, implicará inundar a mente e o corpo de conteúdos perversos e malignos. Pois, preste bastante atenção no que vês a seguir: a vida nos oferece significativas possibilidades de escolhas. Portanto, quando afirmamos que a "aprendizagem lúdica é uma abordagem educacional que busca tornar o processo educativo mais prazeroso e eficaz". Decerto, estamos ratificando que o bom caminho é a essência da melhor escolha; siga os bons.


Do autor Caldas


Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário