247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou, em nota divulgada nesta segunda-feira (14), o presidente do Equador, Daniel Noboa, pela vitória declarada do líder no pleito de domingo (13) no país andino, afirmando que trabalhará para manter a agenda bilateral produtiva.
Lula destacou como áreas prioritárias de cooperação a defesa do multilateralismo, o fortalecimento da integração regional e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. "Saúdo o povo equatoriano e o presidente reeleito, Daniel Noboa, pelas eleições de domingo, 13 de abril. O Brasil seguirá trabalhando com o Equador em defesa do multilateralismo, pela integração sul-americana e o desenvolvimento sustentável da Amazônia", diz o documento, assinado pelo presidente e divulgado pelo Palácio do Planalto.
Noboa e a autoridade eleitoral do país disseram que ele garantiu um mandato completo de quatro anos no domingo, enquanto sua rival de esquerda, Luisa González, classificou a vitória inesperadamente ampla do direitista como uma fraude grotesca.
González afirmou a seus partidários que não aceita os resultados -- apoio de 56% para Noboa, em comparação com seus 44% -- e que exigiria uma recontagem.
Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário