
Considerado o prêmio mais importante do cinema mundial, o Oscar 2025 acontece neste domingo (2/3).
A 97ª edição do Oscar pode marcar uma inédita estatueta para o Brasil, com o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.
O longa-metragem fez história ao receber três indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Fernanda Torres como Melhor Atriz.
É a primeira vez que um filme brasileiro é indicado como melhor filme.
Confira as principais informações sobre o evento neste ano.
A cerimônia da 97ª edição do Oscar acontece no tradicional Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.
O evento começa às 21h, no horário de Brasília. Mas o tapete vermelho oficial será exibido ao vivo a partir das 20h30.
O comediante Conan O'Brien será o anfitrião da noite, marcando sua estreia como apresentador do Oscar.
Entre os destaques musicais, estão previstas performances de Ariana Grande e Cynthia Erivo, que interpretarão canções do filme Wicked.
Além disso, artistas como Doja Cat, Raye, Lisa (do grupo Blackpink) e Queen Latifah também subirão ao palco.
Os quatro vencedores de atuação do ano passado — Emma Stone, Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Da'Vine Joy Randolph — também retornam ao Teatro Dolby para entregar as estatuetas de atuação.
O evento deve relembrar os incêndios devastadores que ocorreram em Los Angeles em janeiro deste ano, que, inclusive, adiaram o anúncio dos indicados ao Oscar por duas vezes.
Segundo o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente, Janet Yang, a cerimônia irá homenagear Los Angeles como "a cidade dos sonhos" e os trabalhadores da linha de frente que ajudaram a combater os incêndios.
"Refletiremos sobre os eventos recentes enquanto ressaltamos a força, criatividade e otimismo que definem Los Angeles e nossa indústria", disse a dupla em um comunicado complementar.
O Oscar 2025 será transmitido ao vivo nos EUA pela ABC e pelo Hulu.
No Brasil, a transmissão oficial do Oscar 2025 será feita pela TNT e pelas plataformas de streaming HBO Max e Globoplay.
Na TV aberta, a Globo faz cobertura da cerimônia — com exceção no Rio de Janeiro, onde o canal vai exibir os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
O Brasil concorre em três categorias com Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.
Para a crítica americana Caryn James, que escreve para a BBC, o filme brasileiro é o favorito na categoria de Melhor Filme Internacional.
Fernanda Torres, segundo ela, tem uma chance realista de surpreender e desbancar a favorita ao prêmio de Melhor Atriz, Demi Moore.
"Poucos filmes retrataram os efeitos devastadores da política sobre os indivíduos de maneira tão íntima, visceral e oportuna, chegando num momento em que o crescimento do autoritarismo se tornou uma preocupação global", escreveu James em seu texto para a BBC Culture.
Em consonância com a avaliação de James, o jornal The New York Times e a revista Variety também apostaram na produção brasileira como vencedora da categoria.
No entanto, os veículos divergem quanto a quem ganha como Melhor Atriz: o palpite do Times é que a brasileira leva a estatueta, enquanto a Variety coloca as fichas em Demi Moore.
Na categoria de Melhor Filme, Caryn James crava que o filme não deve ser o escolhido da Academia.
Neste ano, Emília Perez foi o título que mais recebeu indicações: 13, o maior número de categorias a que uma produção em outro idioma que não o inglês já foi indicada. Wicked ficou em segundo com 10.
Confira a lista completa de indicados abaixo:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Filme Internacional
Melhor Atriz
Atriz Coadjuvante
Melhor Ator
Ator Coadjuvante
Roteiro adaptado
Roteiro original
Figurino
Melhor Fotografia
Maquiagem e cabelo
Trilha original
Curta-metragem com atores
Melhor Documentário
Melhor Curta-Metragem em Live-Action
Melhor Canção Original
Melhor Animação em Curta-Metragem
Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário